29 FEV 2024
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
Comunidade de Vargem das Flores celebra volta às aulas 2024 com festa, novidades e mais tecnologia no ensino
Foto Noticia Principal Grande
Alunos do "Escola Viva" realizaram apresentações culturais - Foto: Janine Moraes/PMC

A tarde desta quarta-feira (28/02) foi de festa, muita emoção e novidades para a comunidade escolar de Vargem das Flores. Em evento realizado na Escola Municipal Maria do Carmo Orechio, em Nova Contagem, a volta às aulas de 2024 foi celebrada por pais, alunos e professores.

A atividade contou com muitas manifestações culturais e artísticas apresentadas pelos alunos, além da Turma do Contagito, que deixou as crianças eufóricas. Mas foi dia também para a comunidade escolar conhecer os novos investimentos que a Prefeitura de Contagem tem feito na rede municipal de ensino. Dez mil tablets, 7.500 chromebooks e 130 telas interativas foram adquiridos e serão distribuídos para as escolas da cidade.

Presente no evento, a prefeita Marília Campos ressaltou todos os investimentos que o governo tem feito, inclusive na modernização do ensino, com implementação de novas tecnologias, para melhorar a educação em Contagem e torná-la cada vez mais uma referência não só em Minas Gerais, mas em todo o país.

“Temos avançado na valorização dos nossos servidores da educação, com os kits escolares, os uniformes de qualidade, e agora, estamos concluindo o investimento tecnológico nas escolas, desde o cabeamento da internet aos equipamentos, tablets, quadros digitais, computadores. Tudo compõe um progresso que vai tornar a escola mais interessante, estimulando a pesquisa e levando os alunos a aprenderem mais e melhor”, afirmou.

Contagem está investindo em tecnologia para levar a educação a um futuro digital - Foto: Janine Moraes/PMC

Lucimar Ribeiro, que é mãe de dois alunos, agradeceu pela transformação que seus filhos passaram após se tornarem estudantes da Escola Maria do Carmo Orechio. “Agradeço muito à Prefeitura por desenvolver o ‘Escola Viva’, o acompanhamento para crianças com dificuldades de aprendizado. Meu filho veio para cá e não sabia ler nem escrever no 5º ano, mas, ele aprendeu aqui nesta escola. Aqui tem muito amor de todos os profissionais. Que continue assim”, destacou.

Aluna do 4º ano, Lavínia Eduarda Santos, aproveitou bastante a festa, disse que estava com saudades da escola e era só elogios. “Eu gosto de tudo: dos professores, dos amigos, da diretora, das atividades, da merenda. Estou aprendendo muito. Sou feliz de estudar aqui”, disse.

Amiga de Lavínia, Ana Ester Alves, também do 4º ano, destacou como o uso dos tablets, durante as aulas, fez a diferença para ela e deixou o processo de aprendizagem mais interessante. “Nós usamos o tablet nas aulas desde o ano passado, ele me ajuda muito a aprender mais nas aulas. Adoro minha escola”, comentou.

Programas que fazem a diferença

A rede municipal de ensino de Contagem oferece programas que têm se destacado no desenvolvimento das crianças. O “Escola Viva” conta com atividades no contraturno escolar, como oficinas de desenhos, pinturas e artes marciais, amparadas por agentes culturais. São trabalhados valores, atitudes, regras, técnicas, métodos, destrezas, habilidades e estratégias com os estudantes. Os projetos são alicerçados em cinco bases: Escola Aberta, Cardápio Cultural, Tutoria, Programa Reintegrar e Corpo em Movimento.

Vinculados ao Programa “Escola Viva”, alguns projetos são exemplos da transformação que vêm acontecendo na educação de Contagem, como o “Além dos Muros”, que garante a implantação de atividades fora do ambiente escolar custeados totalmente pela Prefeitura, como excursões, visitas a museus, teatro, zoológico, entre outros, fortalecendo o aprendizado dos alunos. Na Escola Maria do Carmo Orechio, por exemplo, em breve, os alunos terão a oportunidade de conhecer os principais pontos históricos de Contagem. O “Escola Aberta”, que oferta diversas atividades de esporte, lazer e cultura para toda a comunidade no espaço físico da escola aos sábados.

“Só tenho a agradecer por tudo que está acontecendo na educação de Contagem. Os alunos amam os programas que realizamos, como o ‘Além dos Muros’, o ‘Escola Viva’, a escola integral, que além de tudo garante a alimentação para tantos alunos, do café da manhã até o almoço e o lanche da tarde. Vale a pena investir em nossas crianças”, relatou a diretora da Escola Maria do Carmo Orechio, Fátima Armanelli Martins.

Participantes do evento puderam conhecer mais sobre o Programa "Contagem Mais Limpa" e os serviços sociais ofertados pela Prefeitura - Fotos: Janine Moraes/PMC

Durante o evento, ainda foram realizadas diversas ações, como a divulgação do Programa “Contagem Mais Limpa", que oferece vários serviços de limpeza urbana na cidade. Equipes do Sine Contagem também atuaram orientando e fazendo o cadastro de interessados em realizar cursos profissionalizantes gratuitos ou conquistar uma oportunidade de emprego. As famílias da região também puderam se informar sobre o CadÚnico para ter acesso aos programas sociais do governo.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo